10 exemplos de pessoas tóxicas

Identifique padrões de comportamento e mantenha sua saúde mental

Você já se deparou com determinadas situações onde o comportamento de alguma pessoa te afeta de tal maneira que você se sente desconfortável? Provavelmente sim, certo? A maioria de nós possivelmente já presenciou alguma dessas situações ou mesmo foi a geradora desse comportamento. Assim como existem alimentos tóxicos que podem ser prejudiciais para o nosso corpo, você também pode encontrar pessoas com determinados comportamentos e atitudes que devemos tomar cuidado, saber como nos afetam e a partir daí, entender como podemos lidar com elas. Segurança psicológica é um tema cada vez mais pautado na atualidade dos RHs, justamente porque pessoas tóxicas podem ser encontradas em qualquer lugar, inclusive no local de trabalho, como seu chefe, colega de equipe, fornecedor ou um cliente. Uma das qualidades mais importantes no mundo corporativo de hoje é a capacidade de lidar com as diferenças e trabalhar em equipe, no entanto, existe um limite e identificar alguns comportamentos prejudiciais podem ser a chave para sua saúde mental. 

A revista Inc. apresenta uma lista das 10 pessoas tóxicas que é preciso evitar, explicando detalhadamente suas características. 

Confira abaixo cada uma delas.

Narcísicas 

“Narcisismo” Que tende a estar completamente centrado em si mesmo, geralmente voltado para sua própria imagem. Pessoas narcísicas são egocêntricas, individualistas e só se preocupam com seu próprio sucesso, sem empatia pelos outros. Elas acreditam serem superiores a todos ao seu redor e acabam diminuindo os outros em prol do seu próprio benefício.

Controladoras

Geralmente são pessoas que acreditam que sabem fazer tudo, querem ter a responsabilidade de tomar as decisões e sempre têm a “melhor” forma de fazer as coisas. No entanto, elas são extremamente inseguras e nunca permitem que outras pessoas expressem suas opiniões, desencorajando os outros ao seu redor.

Dramáticas

Elas literalmente criam drama ao exagerar suas queixas envolvendo aflição e sofrimento de modo a sensibilizar alguém nas suas queixas. Elas estão constantemente instigando a fofoca, incitando a inimizade e colocando os outros em situações desconfortáveis.

Mentirosas

Pessoas mentirosas são extremamente perigosas porque há sempre uma desconfiança no que dizem, desde elogios a promessas. Eles mentem tanto sobre si mesmas quanto de você para os outros, a ponto de difamar sua reputação visando seu próprio proveito. 

Arrogantes 

Muitas vezes são confundidas com pessoas confiantes, mas há uma grande diferença entre confiança e arrogância. Pessoas confiantes inspiram outras, enquanto arrogantes são intimidadoras. Os arrogantes acreditam serem superiores aos outros,  deixam de reconhecer o valor de seus colegas e nunca comemoram suas vitórias.

Vítimas 

Pessoas que se vitimizam são extremamente perigosas. Nunca assumem suas responsabilidades e estão constantemente procurando alguém para despejar suas frustrações, sejam colegas de trabalho ou familiares, a ponto de fazer com que os outros se sintam culpados por seus próprios problemas.

Negativas

Você provavelmente já conheceu alguma pessoa que está constantemente irritada, ressentida e insatisfeita com tudo; elas nunca acreditam que as coisas podem dar certo e estão sempre esperando pelo pior. Essas pessoas acabam sugando a energia dos demais a ponto de parecer que estão tirando uma parte de sua vida.

Gananciosas

Muito de nossa cultura ocidental estimula o materialismo e o acúmulo de mais e mais coisas. Mas quão saudável é essa cede desenfreada para adquirir mais? Pessoas gananciosas podem se tornar extremamente tóxicas, querendo tudo para si mesmas a ponto de se tornarem individualistas e raramente dispostas a ajudar as outras.

Julgadoras

Tem uma grande diferença entre crítica construtiva e julgamento. Pessoas que fazem julgamentos têm a tendência de tirar conclusões precipitadas e procurar prejudicar a reputação do outro. Essas pessoas são más ouvintes e, como resultado, péssimas comunicadoras.

Invejosas

São pessoas que nunca estão satisfeitas com o que têm e são incapazes de se alegrar com o sucesso dos outros. Elas acreditam que se algo de bom acontecer, isso deve ser com elas como resultado de sua inveja.

*Esse texto reflete a opinião da pessoa autora e não necessariamente da 99Hunters.

1 responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *