3 razões para você sempre dar feedback em seus processos seletivos.

Uma das maiores reclamações de profissionais que participam de processos seletivos é a falta de retorno após uma entrevista, o famoso feedback. Muitas empresas ainda pecam nesse aspecto tão importante de um processo de seleção, seja por uma alta demanda de vagas, um grande número de candidatos em um processo, uma equipe de recrutamento reduzida ou apenas indiferença com profissionais que não evoluíram no processo, no entanto, é imprescindível que os profissionais que participem de uma seleção, recebam algum retorno de quem a está conduzindo.

Neste artigo, separamos 3 razões pelas quais você deve SEMPRE dar feedback para TODOS os profissionais ENTREVISTADOS em um processo seletivo:

1- Melhorar a percepção sobre sua marca empregadora.

Durante um processo não é apenas a empresa que avalia os profissionais, os profissionais também avaliam a empresa. Ambiente de trabalho, comportamento dos gestores e principalmente, a maneira como todo o processo foi conduzido. E o respeito em dar um feedback construtivo após uma entrevista, faz com que o profissional se sinta valorizado e tenha uma percepção positiva da empresa. Em um mundo conectado, onde experiências positivas ou negativas têm a capacidade de se espalhar rapidamente, fornecer feedbacks pode ser um excelente aliado para não prejudicar a reputação da sua marca. O mercado está cada vez mais competitivo e as empresas disputam pessoas cada vez mais qualificadas. Não ter referências positivas sobre seu processo seletivo pode fazer com que menos pessoas aceitem participar dos processos, da mesma forma que ter boas referências pode engajar pessoas a quererem conversar com sua marca.

2-  Impactar positivamente a vida de uma pessoa.

Dar um feedback construtivo, assertivo e objetivo, é de grande valia para quem está participando de processos. Seu feedback, como profissional de RH, pode ser de grande contribuição para ajudar profissionais em entrevistas futuras e ser determinante para a vida de uma pessoa que está em busca novos aprendizados ou de aprofundar seus conhecimentos sobre ela mesma. É importante, também ressaltar os pontos de melhoria, eles serão determinantes para a confiança e evolução das pessoas em outros processos. Ressaltar as características técnicas que podem ser evidenciadas e qualidades podem trazer uma nova perspectiva à pessoa, melhorando sua performance em processos seletivos. O feedback é uma excelente ferramenta para fazer com que a(o) profissional pense de uma outra forma e assim entenda o motivo de não estar evoluindo em processos.

3- É uma questão de respeito: não brinque com a expectativa das pessoas.

Trabalhar com pessoas exige muita responsabilidade e comprometimento. Quando um profissional se candidata ou aceita participar de um processo seletivo, é por que ele possui expectativas, planos, e até mesmo, sonhos em relação à oportunidade. Além disso, essa pessoa vai dedicar seu tempo, e às vezes, até mesmo empregar recursos próprios para participar do processo. É mais do que justo então que ela receba, minimamente, um retorno construtivo sobre a sua participação, é uma questão de respeito e empatia e também uma ótima maneira de dizer ‘obrigado’.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *