4 Modelos de e-mail para Feedback Negativo

Transmitir feedback para as pessoas que não foram selecionadas para seguir em seu processo é uma das atividades mais importantes do recrutamento moderno. Informar o motivo da rejeição é um ato de respeito. A falta de retorno, pode gerar uma imagem negativa da empresa.

É preciso ressaltar a importância de uma comunicação clara e objetiva.

Personalize seu e-mail

Apesar de parecer normal elaborar uma mensagem padronizada para profissionais que não avançarão no processo, nem sempre é melhor estratégia a ser tomada. Personalizar os e-mails para cada pessoa, considerando algo mais específico e relevante ao seu perfil, é mais adequado. 

Prefira transmitir o feedback escrevendo o nome de cada pessoa, o nome da vaga para a qual se aplicou, e um motivo relevante. Muitas organizações elaboram feedback de forma subjetiva e padronizada para todos os casos, mas perdem a oportunidade de fazer análises construtivas. A longo prazo, essas estratégias atraem os melhores talentos e fortalecem a Marca Empregadora

Cuidado com comentários em seu feedback

Comentários discriminatórios podem são destrutivos em qualquer lugar, mas em um feedback negativo é ainda mais danoso para todos as partes. Cuidado com mensagens como “estamos buscando pessoas mais jovens” ou “sua experiência para este cargo está acima do que estamos procurando”. Atente-se a argumentos relacionados ao trabalho, como “apesar de estarmos impressionados com suas habilidades, estamos buscando por uma pessoa que tenha experiência com o software x”.

Preze pela honestidade

Explicar o porquê você está rejeitando as pessoas, mostra que reconhece o tempo e esforço que elas colocaram em sua candidatura. Se, por exemplo, eram profissionais qualificadas, mas não tinham experiência suficiente, podem considerar candidatar-se novamente no futuro. Caso se inscrevam ao final do processo seletivo ou até mesmo eram mais qualificadas para outra vaga, entre em contato quando aparecer uma oportunidade mais adequada para o perfil.

Se a pessoa estava nos estágios finais do processo, você pode sugerir conectar-se pelas redes sociais como o LinkedIn, por exemplo, para possam manter contato. Se não estiver considerando esse perfil no futuro, é melhor ir direto ao ponto e evitar a criação de falsas expectativas. Escreva apenas uma mensagem simples, como “boa sorte na sua procura por uma oportunidade no mercado”, para finalizar de uma forma positiva. 

Faça o download dos 4 modelos de Email para feedback negativo agora mesmo!

Separamos um material que te ajudará a criar uma boa comunicação com profissionais que participaram de processos conduzidos por você. Nesse material, você encontrará exemplos de e-mail para cada etapa do processo de recrutamento; desde a entrega de currículos até a rejeição de profissionais após a entrevista.

Estes modelos de e-mail de feedback te ajudará a comunicar-se de maneira amigável e eficiente com as pessoas que não irão passar para as próximas fases. Você pode personalizar seus e-mails para dar um feedback com mais detalhes sobre sua decisão de não prosseguir com a candidatura. Ah, não esqueça de escolher entre um tom formal ou casual, conforme a cultura da sua empresa. Para ter mais inspirações, confira nossos modelos de e-mails de feedback negativos.

Leitura recomendada

1 responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *