Líder e Chefe: Saiba como contratar um líder

Existem muitas diferenças entre líderes e chefes. Se formos comparar a definição de um líder e um chefe, vamos perceber que elas são muito parecidas – uma pessoa que comanda um departamento ou uma organização. Porém, o líder influencia o comportamento das outras pessoas em prol de alcançar os resultados da melhor maneira possível. Um verdadeiro líder sabe delegar autoridade, ser atencioso com os membros da equipe, facilitar a comunicação aberta e definir as expectativas dos funcionários.

Saber escolher um líder para sua empresa é crucial para alcançar resultados a longo prazo. Um chefe ruim pode levar a ruína sua empresa. Portanto, fique de olho nas dicas a seguir para saber discernir com clareza as diferenças entre um líder e um chefe. 

Como contratar um líder

Uma estratégia de contratação de cargos de liderança bem elaborada inclui as melhores práticas, como a avaliação de experiência e cultura relevantes. Mas vai, além disso, para determinar se um candidato possui as habilidades e atributos para ser um líder. 

Ao ocupar um cargo de gerente ou executivo, procure traços-chave de personalidade que vão desencadear os comportamentos positivos do líder listado abaixo. 

1. Comportamento profissional 

2. Focado em resultados

3. Tem inteligência emocional

4. Assume a responsabilidade pelas suas próprias ações

5. Influencia os outros para trabalhar em prol de um objetivo em comum

6. Sabe fazer escolhas sábias diante de situações difíceis 

7. Consegue cultivar relacionamentos com sua equipe

8. Sabe delegar responsabilidades para sua equipe 

Os benefícios de contratar bons líderes

Contratar bons líderes pode acelerar o sucesso de uma organização. Para qualquer empresa, gerentes eficazes podem sem dúvida aumentar drasticamente a produtividade, elevar a autoestima dos funcionários e aumentar a vantagem competitiva. Além disso, os clientes também podem ficar mais satisfeitos com o serviço e aumentar a retenção deles. A contratação de bons líderes promovem um clima que motiva o alto desempenho em toda a organização.

Diferenças entre líder e chefe

1. O chefe dá comandos; o líder influencia

A principal diferença é que a autoridade de um chefe vem de sua posição, enquanto a autoridade de um líder vem de sua capacidade de influenciar os outros. Um chefe está lá para garantir que os funcionários sigam as regras de uma organização, e um líder, no entanto, encoraja as outras pessoas a pensar por si mesmas.

Um chefe precisa dar ordens para instruir seus funcionários sobre o que fazer, mas um líder inspira sua equipe para encontrar o melhor caminho e explorar o seu potencial. Líderes pode aumentar sua influência encorajando sua equipe, ouvindo suas ideias e compartilhando o motivo por trás de suas decisões. Este modelo de gestão faz toda a diferença;  as pessoas vão segui-lo porque querem, e não apenas porque precisam.

2. O chefe explica; o líder inspira

Um bom gestor não deve apenas explicar uma tarefa e deixá-la nas mãos de seus funcionários. Um chefe garante que seus funcionários entendam seu trabalho, enquanto um líder apoia e orienta nesse processo. A maior diferença entre um líder e um chefe é que um bom líder sabe inspirar sua equipe e motivá-los para fazer seu trabalho. 

O sucesso exige paixão; sem o desejo de completar as tarefas, os funcionários não serão tão motivados a dar o seu melhor. Os líderes devem motivar seus funcionários, e explicar a importância do seu trabalho.

3. O chefe disciplina; o líder mentora

Erros fazem parte da vida de qualquer pessoa, e isso não é diferente no trabalho. Um bom gestor sabe lidar com situações inesperadas. Os chefes são mais propensos a “punirem” seus funcionários para corrigirem seus erros. Mas grandes lideres sabem que as pessoas aprendem muito mais com seus erros do que acertos. Se um funcionário consegue desempenhar melhor em uma área determinada, isso deve ser reconhecido pelo gestor. 

Um elemento-chave da liderança é a capacidade de aproveitar os talentos de outras pessoas para alcançar um objetivo comum. É importante observar os pontos fortes e fracos de cada funcionário e orientá-los sobre isso. Em vez de julgar as dificuldades, o líder deve orientar seus funcionários para buscar melhorar e aumentar sua confiança em novas áreas. 

4. O chefe delega tarefas; o líder delega autoridade

Um chefe se concentra nos objetivos de seu departamento e é rigoroso em seguir o protocolo para alcançar esses objetivos. Eles pensam a curto prazo, delegam tarefas para sua equipe e não acompanham de perto seus funcionários. Um chefe tem metas a serem alcançadas, enquanto um líder define a visão a longo prazo para a equipe e sabe usá-la para motivá-los

Um chefe apenas dá ordens às pessoas sobre o que fazer,  enquanto um bom líder permite que sua equipe descubra o que fazer e os acompanha de perto. Bons gestores sabem liderar pelo exemplo para que os outros  sigam seus passos e consigam se desenvolver. Eles sabem delegar sua autoridade e sempre buscam  a evolução que sua equipe consiga evoluir. Através de suas habilidades de comunicação e negociação, sabem influenciar os outros em prol do benefício em comum da organização.  

5. O chefe está acima da equipe; o líder faz parte da equipe

Um chefe não dedica tempo para conhecer seus funcionários como um líder. Os chefes enxergam os membros de sua equipe como abaixo dele, enquanto os líderes não se importam muito com a hierarquia olham para os membros de sua equipe no mesmo patamar.

Para ser um líder, é importante facilitar relacionamentos positivos com seus funcionários. Um bom gestar trabalha com as necessidades de sua equipe e cria uma cultura que incentive a comunicação aberta.

Ao conhecer melhor a sua equipe, o líder consegue passar de uma maneira mais clara a sua visão, sabendo discernir a melhor forma para abordar cada pessoa. Bons líderes são genuínos e leais. Eles dão o exemplo para sua empresa. Um líder sem paixão ou motivação, vai influenciar sua equipe para o mesmo caminho.  Líderes não podem ter medo de serem humanos, eles têm que ser reais e expressar suas emoções para se conectar com seus funcionários.

Artigos relacionados:

Estratégias para otimizar sua tomada de decisão

Porque os times de recrutamento estão sobrecarregados

6 hábitos que todo recrutador deve cultivar:

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *