turnover

Turnover: causas, consequências e como preveni-lo

Antes de falarmos sobre turnover, gostaria de lembrar do começo da pandemia: quando grande parte das empresas optou por um regime de trabalho remoto para garantir a segurança de seus times, iniciou-se uma verdadeira revolução nos modelos de contratação praticados por empresas de diferentes segmentos e portes. A barreira que limitava a possibilidade de contar com profissionais qualificados que não fossem “geograficamente atraentes”, agora é bem mais frágil. Se antes, escolhíamos os locais em que íamos morar com base no endereço da empresa, hoje podemos trabalhar para organizações de outros países sem sair de nossa própria casa.

Esse fenômeno foi sentido antes no mercado de tecnologia, onde profissionais qualificados com proficiência em outros idiomas passaram a ser alvo de empresas que pagam em dólares e euros. Mas agora, após termos passado pelos momentos mais desafiadores da pandemia, e com a diminuição do clima de insegurança que existia, a tendência é que as taxas de turnover aumentem e envolvam diferentes segmentos profissionais. E por mais que o aumento dessas taxas seja um fenômeno global, aqui no Brasil os impactos podem ser mais profundos, justamente pelo enfraquecimento da nossa moeda e economia em relação aos principais players do mercado mundial.

O que é turnover?

Turnover é o cálculo da rotatividade das pessoas que trabalham em uma empresa, é utilizado para medir o movimento de saída e entrada de profissionais em uma organização. É muito comum ouvir que turnover é um indicador-chave para o RH, o que é verdade, mas é importante reforçar a relevância deste índice para a empresa toda. 

Todas as organizações possuem uma taxa de turnover, e essa renovação é natural no ciclo de vida das empresas. No entanto, se esse índice for muito alto, pode significar que algo não está bem. 

Como calcular?

Como calcular o turnover?

Existem diferentes cálculos para diferentes cenários, como empresas pequenas ou em franco crescimento. Aqui iremos mostrar como se calcula o índice de turnover simples. Você pode fazer este cálculo para qualquer período, porém, os mais comuns são mensal, trimestral e anual.

O índice de turnover simples é calculado da seguinte maneira:

Para fazer o cálculo de turnover é necessário somar o número de pessoas contratadas com o número de pessoas demitidas e dividir por dois. O valor resultante é dividido pelo número total de colaboradores, e depois, multiplicado por cem.

Por que uma taxa alta de turnover é prejudicial para a empresa?

Financeiramente, tem um custo alto para as empresas. Além da despesa com a demissão, existe o custo de um processo de seleção para que se faça a substituição desta vaga. Também pode haver um custo com treinamento e integração, e uma queda na produtividade enquanto a nova pessoa não estiver pronta.

Uma alta taxa de turnover pode causar um efeito negativo na imagem da empresa para o mercado, além de desmotivar as pessoas que permanecem no time.

Quais são as principais causas?

Conflitos com a gestão

Se alguma liderança da empresa possuir um índice de turnover maior que seus demais pares, pode ser que essa pessoa não faça uma boa gestão do time ou então que a relação entre ela e o restante dos colaboradores seja muito frágil. 

Cultura organizacional tóxica

Quando as pessoas não se identificam e abraçam a cultura, os valores e a dinâmica da empresa, torna-se mais provável que voltem sua atenção para o mercado em busca de novas oportunidades.

Salários abaixo da média no mercado

Se grande parte das pessoas que se desligam da empresa, o fazem devido ao salário, pode ser que sua empresa esteja realmente pagando abaixo do mercado e seja necessário reavaliar a sua política de remuneração e benefícios.

Falta de reconhecimento

Profissionais desejam ascender em suas carreiras e conquistar posições cada vez mais elevadas, e quando sentem que seu trabalho não está sendo valorizado, podem buscar novos horizontes. 

Falhas no processo de recrutamento e seleção

Um alto índice de turnover pode ser consequência de falhas durante o processo seletivo. Contratar uma pessoa que não esteja alinhada aos valores e cultura da empresa, vai causar frustrações para ambos os lados. Possuir um banco de dados desqualificado ou negligenciar alguma etapa do processo também pode contribuir para uma contratação errada.

Metas inatingíveis

Bonificações ou remunerações variáveis atreladas a atingimento de metas são, sem dúvida, um grande incentivo para profissionais e uma ótima maneira de aumentar a produtividade dos times. Porém, quando as metas são muito difíceis, ou até mesmo impossíveis de serem alcançadas, as bonificações passam a ter um efeito contrário,  desmotivando a equipe.

Como reduzir o turnover?

O primeiro passo deve ser um diagnóstico preciso das causas que levam a uma alta taxa de turnover, e elas podem ser muito variadas e difíceis de serem identificadas, ou podem ser recorrentes e de fácil identificação. Abaixo algumas ações que podem ajudar a diminuir esse índice.

Ter um plano de carreira

A falta de perspectiva de crescimento na empresa tem um impacto direto na satisfação e motivação das pessoas. Por isso, apresentar as metas e caminhos para o crescimento profissional na organização, e colocar esse planejamento em prática é uma ótima ferramenta para engajar e incentivar profissionais.

Investir em treinamentos

Investir em treinamentos é beneficial para os profissionais, que se sentem valorizados e motivados ao adquirir novos conhecimentos, e para a empresa, pois capacita seu time, trazendo um retorno em produtividade e qualidade dos serviços prestados.

Construir um ambiente inclusivo e humanizado

Qualidade de vida tem sido uma questão muito valorizada pelas pessoas. Proporcionar horários flexíveis, jornadas híbridas, atividades laborais, confraternizações e principalmente, estimular a empatia,  ajudam a manter o ambiente de trabalho mais saudável e propício à relações amigáveis. Possuir um time diverso também tem um impacto positivo na maneira que a empresa é vista por colaboradores. Por isso, investir em um ambiente inclusivo faz com que as pessoas valorizem trabalhar na empresa, sintam-se muito mais seguras e motivadas, e percebam-se como parte do time.

Investir em R&S

Quando existe um planejamento no processo de seleção com base na cultura, valores e missão da organização, as chances de turnover diminuem bastante. Se houverem falhas nas etapas de seleção, pode-se contratar uma pessoa que não tenha o fit cultural ou perfil compatível com o que era buscado. Contratar as pessoas certas para as posições abertas em uma organização é crucial para alcançar uma baixa taxa de rotatividade.

Fazer parcerias para recrutamento e seleção pode ser a melhor solução para diminuir seu turnover. Agende agora mesmo um bate-papo com um de nossos especialistas e saiba como a 99Hunters pode te ajudar nos seus desafios de recrutamento, com o alcance da maior rede de headhunters da América Latina.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *