Estratégias para otimizar sua tomada de decisão

Nossas vidas são definidas pela nossa tomada de decisão. Trabalho, relacionamento, e até mesmo saúde se baseiam nas decisões que tomamos. Mas nem sempre é fácil escolher qual é o melhor caminho a ser percorrido.

A indecisão pode atrapalhar até nas coisas simples do dia a dia. Quando não sabemos decidir, perdemos tempo com coisas irrelevantes e deixamos de priorizar aquilo que mais importa. 

Dificilmente evitar uma decisão é uma boa escolha. Quando deixamos de fazer nossas próprias escolhas, acabamos colando essa responsabilidade nas mãos de outras pessoas. Portanto, cabe a nós garantirmos que estamos no controle de nossas vidas e de nossas decisões.

Uma boa escolha nem sempre significa que vai levar muito tempo. Mas para deixar esse processo mais simples, separamos algumas dicas para te ajudar. 

1. Estabeleça prazos

2. Seja objetivo

3. Tome cuidado com “conselhos”

4. Viva o momento

5. Não tenha medo de fracassar

How to make faster decisions | The Way We Work, a TED series

5 estratégias para te ajudar na tomada de decisão 

1. Estabeleça prazos

estabeleça prazos antes de tomar decisões

Defina um prazo para quando você tiver uma decisão importante a ser tomada. Essa dica pode ser muito válida para as pessoas com dificuldade em fazer escolhas a curto prazo. Quando estabelecemos prazos, conseguimos discernir quais atividades são mais importantes no momento, e passamos a priorizar as mais relevantes. Prazos são muito úteis quado temos que decidir rápido, mas não sabemos nem por onde começar.

Anote em um caderno ou um bloco de notas todas as atividades que estão pendentes. Após isso, separe quais são as mais importantes e as menos importantes. Essa técnica é muito útil para conseguir visualizar melhor o que é prioridade no momento e a ser mais diligente. 

2. Seja objetivo 

seja objetivo quando for tomar decisões

Tem momentos em que temos mais alternativas do que precisamos. Mas nem sempre ter muitas opções vai nos levar a tomar a melhor escolha. Nesse caso, é fundamental saber priorizar o que é mais relevante e o que atende mais as suas necessidades no momento. Isso simplificará o processo, eliminará as opções menos relevantes e permitirá que você vá direto ao ponto.

Essa dica é ideal para pessoas que querem pensar em todas as alternativas, mas não conseguem sair do lugar, dificultando ainda mais o processo da tomada de decisão. É normal passar algum tempo considerando a melhor alternativa, mas isso pode se tornar um grande problema se você começar a pensar demais.

3. Tome cuidado com “conselhos”

Tome cuidado com conselhos para tomada de decisão

Pensar no que outras pessoas fariam no seu lugar nem sempre é a melhor coisa a se fazer. Por vezes, acabamos nos comparando com outras pessoas, mas é preciso confiar nas suas escolhas também. Perguntar para sua equipe, amigos ou familiares pode sim, te ajudar bastante, mas avalie muito bem antes quem são essas pessoas, pois elas podem acabar te influenciando negativamente. Se a decisão final está encarregada com você, pondere primeiro aquilo que você considera mais relevante para depois pedir a opinião de terceiros. 

Escolha, pessoas confiáveis para te aconselhar. Ter conselheiros para tomada de decisão é fundamental, mas também precisamos saber com quem estamos lindando. Para isso, escolha as pessoas sinceras e transparentes do seu círculo de amizades, evitando conselhos de pessoas que não vão te acrescentar em nada. 

4. Viva o momento

viva o momento ao invés de se preocupar somente com os seus a fazeres

Ter muitas decisões a serem tomadas pode nos gerar estresse e ansiedade. Evite ficar pensando muito no futuro. Essas preocupações podem somente nos atrapalhar no processo de tomada de decisão. Foque naquilo que está ao seu alcance e dê seu melhor. 

Para fazer boas decisões, precisamos estar com a mente limpa. O estresse pode nos atrapalhar nesse processo, portanto viva o presente e faça escolhas sábias que deixarão a próxima etapa mais fácil. 

5. Não tenha medo de fracassar. 

não tenha medo de fracassar quando for tomar decisões

O medo mais comum entre as pessoas é o de tomar decisões erradas. Apesar de já termos discutidos os aspectos negativos de fazer escolhas ruins, se torna inevitável que em algum momento vamos acabar optando por más escolhas. Mas uma coisa é certa, aprendemos muito mais com nossos erros, do que com nossos acertos. Através das nossas escolhas erradas também podemos aprender lições valiosas que vão ser muito úteis para nossa carreira. 

Ficar parado é muito pior do que fazer escolhas erradas. Quando estagnamos, perdemos a oportunidade de aprender. Portanto, não tenha medo de errar, porque isso faz parte da vida. Ficar parado pode te trazer muito mais prejuízo a longo prazo. Busque aprender coisas novas, não tenha medo de errar, e se arrisque em novas oportunidades.

Leitura recomendada

Afinal, o que é Propósito, como e onde encontrá-lo?

 O que é segurança psicológica e como implementá-la.

Uma vida simples

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *